Navegantes recebe o maior navio porta conteineres bicombustível: o CMA CGM Bahia, na rota sul-americana e fez sua estréia na Portonave em fevereiro de 2024.
Com 336 metros de comprimento e capacidade para 13.200 TEUs, o navio movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) representa a mais recente geração de navios sustentáveis. Operando o serviço SEAS 1, conecta a Ásia à Costa da América do Sul, incluindo o terminal portuário aqui em Navegantes.
Construído em 2023, o navio da armadora francesa CMA CGM, incorpora tecnologias avançadas para reduzir as emissões de dióxido de carbono e promover a eficiência energética, tornando-se um marco na indústria naval.
O navio também apresenta características que otimizam a navegação, como um defletor de vento na proa para economias significativas de combustível e dispositivos de economia de energia na popa para melhorar a eficiência da propulsão da hélice.
Equipado com um sistema de energia de duplo combustível de GNL, o CMA CGM Bahia possui um tanque de carga de GNL de 14.000 metros cúbicos. O inovador sistema de recirculação de gases de escape (ICER) reduz a emissão de metano em 50%, contribuindo para uma diminuição de mais de 28% nas emissões de gases de efeito estufa.
O navio destaca a indústria naval na busca por combustíveis mais verdes e reforça o compromisso do setor com um futuro marítimo mais limpo e eficiente, além de incluir a Portonave em suas rotas, devido ao aumento da bacia de revolução do porto.
Esta importante ação, coloca Navegantes novamente em evidência no cenário nacional, movimentando ainda mais a economia da região.
Imagens: Rurikdrone.
Muito legal, Navegantes é um sucesso total
Muito bom😀